top of page

CIANOTIPIA NO VOA CRILOA


O Voa Criloa é um espaço de união entre mulheres da vela e do mar comandado pela capitã do barco, Carina Joana, uma mulher maravilhosa que mora abordo do Criloa, um veleiro que foi comandado e tripulado por mulheres há 50 anos participando da regata Cape2Rio, que parte da cidade do Cabo, na Africa do Sul e marca sua chegada no Rio de Janeiro, Brasil.


Participei deste coletivo como artista-designer de algumas das artes e da identidade do projeto no inicio dele. Também fizemos uma vivencia abordo em Julho de 2021, durante 10 dias. Durante esse dias criamos a bandeira do Barco, feita em Cianotipia e revelada no cais do Yatch clube em Ilha Bela, onde também participávamos da Copa Mitsubishi, uma regatta onde o nosso barco era o único com a tripulação cem porcento feminina. Foram dias de aprendizados e de ver como a arte, as mulheres e o mundo da vela se misturávam, revelando novas possibilidades de realidades e sonhos coletivos.





Cianotipia no Cais. Dia de caminhada junto com a Carina Joana, catando a natureza da ilha que logo seria misturada com partes do barco, como ferrugens, manicaca, cordas. Criamos um quarto escuro no quarto da proa, onde emulsionamos e secamos o tecido e os papeis, para depois fazer a revelação ao sol no cais do YatchClube.

Confeccionamos a bandeira, bordando palavras que representam os valores e sonhos do coletivo.

Foram dias de cuidado, afeto, sonhos coletivos e muitas realizações de saber que juntas somos fortes e na diferença está o grande poder de aprendizado.




Regatta copa Mitsubishi.





bottom of page